sexta-feira, 30 de maio de 2008

Conceitos para Implementação de Ciclovias

CONCEITO DE INCENTIVO :
O conceito de planejamento para ciclovias tem efeitos fundamentais em incentivar o uso da bicicleta, em curto e longo prazo, já que esses conceitos não só criam condições para o trânsito de hoje, como também impõem um importante marco dentro do qual o transito futuro (com demanda potencialmente maior), terá que operar. Por isso é fundamental que os planejadores compreendam, antes de terminarem os projetos, as implicações que suas propostas podem ter no trânsito e em sua viabilidade. Para esse efeito é que deve-se detalhar os conceitos que apontam para minimizar os acidentes de ciclistas, incentivam o uso da bicicleta e obtém uma qualidade de serviço ótima.

CONCEITO DE ACESSIBILIDADE:

Este conceito desenvolve-se, abrangendo todos os espaços e infra-estruturas, destinadas às bicicletas, em locais que sejam de fácil e cômodo acesso para os ciclistas, de maneira a facilitar o seu uso, com o incentivo de potenciais usuários. Alguns dos problemas podem ser discriminados como a falta de iluminação, falta de estacionamentos e as grandes distancias que separam os centros de atração e geração de viagens.


CONCEITO DE MANUTENÇÃO:

Um conceito que diferencia dos demais, pois desenvolve-se no tempo e no espaço, depende tanto do nível de serviço da ciclovia como da segurança que oferece aos usuários, já que não basta apenas construir uma ciclovia e deixá-la em operação, é imprescindível conservá-la em bom estado, devido a que uma correta manutenção da sinalização vertical e horizontal, das áreas verdes e do acesso geral da ciclovia, repercutirá favoravelmente no incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte seguro.


CONCEITO DE ARBORIZAÇÃO E ÁREAS VERDES:


Este conceito desenvolve considerando o entorno ambiental ao qual passará uma ciclovia, oferecendo a colocação de árvores, arbustos e relva, no entorno necessário para tornar mais agradável o deslocamento em bicicletas, pois toda flora que possa ser plantada refresca o percurso, protege do sol e da chuva seus usuários incentivando o ciclismo em condições climáticas adversas.

CONCEITO DA INTERAÇÃO:

Este conceito desenvolve-se com o oferecimento de todas as facilidades que sejam necessárias para tornar complementar os percursos em bicicleta com outros meios de transporte, isto se pode fazer utilizando recursos como o de estacionamentos cobertos e seguros, devidamente localizados em zonas de transbordo, a outros sistemas de transportes, de maneira a fomentar uma interação multi-modal, como por exemplo bicicleta – metro.
Há de complementar estas medidas com uma política regional que ofereça diversas facilidades aos ciclistas como, por exemplo, o transporte das bicicletas em horas fora de ponta, tanto de metro como em veículos coletivos, oferecendo avanços importantes ao incentivo e validade do uso da bicicleta, especialmente no segmento estudantil.
CONCEITO DE SEGREGAÇÃO:

Este conceito desenvolve-se com base a oferecer um espaço físico adequado, claramente definido na via pública, para o trânsito seguro das bicicletas, sendo imprescindível que o espaço seja dotado de sinalização vertical, demarcação, soleiras e dispositivos viários, que são necessários para separar as superfícies de percurso de peões e veículos motorizados, dos destinados às bicicletas, oferecendo respeito mútuo de todos os usuários das vias.

CONCEITO DE SEGURANÇA DE TRÂNSITO E PESSOAL:


Este conceito desenvolve-se contemplando todos os fatores geradores de um modo ou de outro de insegurança ao ciclista na via pública, seja esta produzida pelo trânsito circundante ou por facilidade em instalar a delinqüência. Para manter a segurança de trânsito recomenda-se ações como a restrição da velocidade tanto da via que abarca a ciclovia como nas que a cruzam, manter a demarcação da ciclovia nos cruzamentos com outras vias, privilegiar o uso de segregadores de caráter rígido. Para manter a segurança pessoal recomenda-se ações como prover os sítios de visibilidade, atrativos e seguros tanto para a deslocação em ciclovias como para estacionamento das bicicletas, dotar de adequada iluminação, oferecer à ciclovia uma visão clara e de todo o entorno viário adjacente. Com importância acrescida a não a esquecer de campanhas de esclarecimento quanto as medidas individuais de segurança, como campanhas publicitárias reativas as importâncias dos equipamentos de segurança ou de civilidade no trânsito.




Fonte: Mestrado em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano UP: FAUP.FEUP 2004.2006 . Mobilidade e Transporte Prof. João Marrana. António Oliveira e Patricia Cavalcante.

Nenhum comentário: