quinta-feira, 5 de junho de 2008

Bons exemplos de ciclovias no Brasil

Aracaju



As bicicletas, assim como as ciclovias de Aracaju, possuem uma importância relevante para o desenvolvimento da economia local, principalmente para pessoas de baixa renda. As ciclovias são as rotas preferidas por esses usuários onde, a bicicleta flui mais rápida e com mais segurança, evitando o confronto direto com os veículos motorizados. A ciclovia também apresenta a sua importância no desenvolvimento da economia, em virtude da redução de acidentes envolvendo carros e bicicletas, onde é economizado dinheiro público no atendimento a acidentes, no internamento hospitalar e nos dias de trabalho perdidos pelo acidentado.
www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=506963.






Em Aracaju há um grande fluxo de diário de bicicletas pela cidade, a necessidade da ciclovia não é apenas voltada para o lazer como em muitas cidades brasileiras, as ciclovias ajudam a evitar vários acidentes, pois foram feitas respeitando todas as normas de segurança

Rio de Janeiro

As ciclovias do Rio de Janeiro foram criadas em 1985, as ciclovias cariocas foram inspiradas nas da cidade de Amsterdã, na Holanda, que dispõe da mais completa malha cicloviária do mundo.


Atualmente, o Rio de Janeiro possui 3 milhões de bicicletas e com um movimento de 80 mil pessoas nas ciclovias por dia. As principais ciclovias são a Mané Garrincha (Copacabana - Centro), a Rubro-Negra (Leblon - Gávea - Lagoa), a João Saldanha (Copacabana - Ipanema), a Ayrton Senna (Barra da Tijuca), Orla (Leme - Leblon), Lagoa Rodrigo de Freitas, Maracanã e a Fernando Pinto em Bangu. Atualmente, a Secretaria constrói uma Ciclovia em Campo Grande com 3,5 quilômetros e a faixa compartilhada da Floresta da Tijuca com 6 quilômetros.
A malha cicloviária do Rio de Janeiro é a maior do Brasil e a segunda maior da América Latina.
http://www.rio.rj.gov.br/smac/mostra_noticia.php?not=PEP&codnot=63


Nenhum comentário: