Introdução
Neste inicio de século o desenvolvimento sustentável tem sido um assunto de relevante destaque. A sociedade precisa salvar o planeta que pede socorro: poluição do ar e mananciais, desmatamentos desregrados, acúmulo de lixo, extinção de espécies animais e vegetais, enfim uma série de problemas que levam esta sociedade a repensar seu modo e qualidade de vida.
Neste contexto, a mobilidade sustentável é um dos aspectos que merece especial atenção. Fundamentada nos ideais de cidades mais humanas, o uso da bicicleta como meio de transporte aparece como uma ótima opção: não polui, assegura a saúde de seus usuários, economia de tempo por reduzir substancialmente os engarrafamentos, o que diminui o stress ocasionando melhor humor, economia financeira e além de custar muito menos que um carro, suas peças e manutenção são mais baratas visto que permitem uma maior liberdade com menor risco de acidentes.
O Projeto “Ciclovia Segura para Todos na UnB", traduz-se numa proposta de constituição de uma rede ciclolviária no campus da universidade e, articulada ao sistema de mobilidade no Plano Piloto, favoreça para a melhoria de qualidade de vida de todos os cidadãos do Distrito Federal.
Vale ressaltar que este exercício de uso das tecnologias digitais para a cidadania ativa, realizado no primeiro semestre de 2008, é parte integrante das atividades do Projeto 3 do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Esse trabalho está, ao mesmo tempo, articulado ao projeto de extensão de ação contínua do Decanato de Extensão "Inclusão digital, Cidadania ativa, Mobilidade sustentável" e ao projeto Ciclovia para Todos na UnB do Núcleo da Agenda Ambiental do DEX/UnB.
Aqui terão alguns exemplos de ciclovias que deram certo no Brasil e no mundo, expondo alguns lugares, em que o modelo cicloviário implantado está atendendo as necessidades de locomoção das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte diário. Vão ser expostos também lugares onde há ciclovia, porém esta não oferece uma segurança adequada aos usuários. Esse trabalho não visa fazer comparações, apenas mostrar as boas práticas que existem pelo Brasil e pelo mundo.
Bons exemplos de ciclovias no mundo:
Alemanha
Praticamente todas as estações de trem da Alemanha possuem bicicletários, onde as pessoas além de alugar bicicletas podem guardar as suas.Os preços para o aluguel de uma bicicleta variam de 5 a 10 euros e estas são boas e em ótimo estado de conservação. O que é totalmente diferente do Brasil, pois aqui se quer há espaço para as pessoas guardarem suas bicicletas.
As cidades alemãs em sua maioria são ligadas por ciclovias, motivando as pessoas a andarem de bicicleta, ao invés de utilizarem carros.
http://www.destinoalemanha.com/ciclovia.html
Holanda
A Holanda possui a maior malha cicloviária do mundo, é exemplo para todos os países que desejam utilizar a bicicleta como meio de transporte eficiente. Muitos turistas utilizam apenas as ciclovias para conhecerem Amsterdã. Em cidades pequenas da Holanda o uso da bicicleta chega a aproximadamente 60% da população, são mais de 200 km de ciclovia em todo o país, e quando acaba a ciclovia vermelha (que é a marca típica das ciclovias holandesas), há espaços nas avenidas destinados apenas para as bicicletas, os motoristas e os pedestres respeitam o espaço do ciclista.
http://www.cronicas-da-lilian.com.br/cronica_lilian_07.htm
França

Paris elaborou um sistema de aluguel de bicicletas, no qual as pessoas podem pagar uma taxa fixa todos por mês para utilizar uma bicicleta pública diariamente, ou pode alugar por um dia por apenas 1,00 euro, preço mais barato que o metrô, que custa 1,50 euros, há um espaço específico e seguro para os ciclistas e há vários locais exclusivos para serem guardadas as bicicletas em vários pontos de Paris.
O governo incentiva as pessoas a utilizarem a ciclovia, com o aluguel de bicicleta mais barato que a passagem de metrô; se houvesse no Brasil ciclovias seguras, bem sinalizadas, bicicletários e aluguel de bicicletas, com preços mais barato que as passagens de ônibus e metrôs com certeza as pessoas também se sentiriam estimuladas a utilizar as bicicletas diariamente.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/07/06/296661719.asp
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